segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Papel da Mídia no Impacto da Turbulência Financeira no Brasil

Especulações, mesas-redondas com especialista em economia, debates de cidadãos comuns postados no Youtube. Em meio a toda essa confusão, qual a melhor maneira de realmente saber sobre o cenário atual da crise que está ocorrendo pelo mundo, bem quando e de que forma ela atingirá o Brasil?

Na semana de 10/11 os investidores da Bovespa foram proibidos de comentar sobre a crise, ao mesmo tempo em que as grandes marcas já se preocupam com a percepção do consumidor sobre a crise e como isso afetará seus hábitos de consumo.

No geral, o que a mídia está tentano passar, até o momento, é uma visão geral de que o Brasil consiste em uma ilha isolada em sua auto-suficiência por suas riquezas naturais. Pode haver uma remota possibilidade que sim, mas a verdadeira questão que devemos colocar em cheque é se a GRANDE MÍDIA está manipulando o panorama dos impactos da crise no Brasil.

Afinal de contas, somos peças (por vezes passivas) do jogo de interesses entre grandes corporações econômicas x família de magnatas da comunicação x governo federal? Até que ponto é interessante para os grandes meios comunicação veicular o real cenário da crise que já está bem avançado fora do território nacional. E como isso irá me afetar e te afetar a curto e longo prazo?

Assista a matéria do Jornal da Gazeta veiculada no Youtube. Então nos perguntamos: como, em um cenário tão volúvel e mutável, Lula afirma que o Brasil está protegido contra a crise?

Nenhum comentário:

Postar um comentário