segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"Muito além do Cidadão Kane"


"Muito além do cidadão Kane" é um documentário de Simon Hartog sobre a Rede Globo, feito para a TV britânica há 10 anos. Por mais incrível que pareça, diante de todo o discurso de democracia e liberdade de expressão, a Rede Globo ainda consegue vetar a divulgação no Brasil.

Apesar de todas as mudanças em nosso país, o último trabalho de um grande documentarista permanece refém de artifícios jurídicos. Simon Hartog cometeu a ousadia de dirigir seu olhar sobre a nossa televisão e, no Brasil, é muito perigoso mexer com os interesses dos poderosos, ainda mais falando do maior magnata do impériao da comunicação brasileira: Roberto Marinho.

A justiça se tornou desculpa para ‘censura’. Em contrapartida, criou-se uma grande rede de vídeos piratas, que se encarrega de divulgar de todas as maneiras possíveis o documentário mais proibido do Brasil. Mais uma forma de resistência da guerrilha tecnológica pela Internet. O vídeo costumava ser acessado no site de militantes como o Antenor Camargo Neto, mas, infelizmente, o provedor está temporariamente ‘fora do ar’. Mistérios da Internet?

É nesse contexto que podemos realmente enxergar a importância de uma obra/filme que foi lançado em 1941 - "Cidadão Kane" - e ainda é motivo de tamanha polêmica e alvo derivativo dos mais diversos tipos de estudos, análises e debates. É uma pena que abordar o quase intocável mundo dos magnatas da comunicação e da imprensa marron seja sinômino de boicote e repressão.

Segue a primeira parte do documentário, que pode ser encontrado integralmente no Youtube, pelo menos por enquanto. Clique aqui para acessar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário